sexta-feira, 9 de março de 2012

Identidade. Existe?





Amo essa foto.Primeiro porque estou sem cabelo e, sem sombra d edúvidas, me sinto mais bonita sem cabelo.Segundo por causa do sorriso escancarado, q dispensa comentários (eu ganho qquer concurso de maior boca/sorriso nas fotos!). Mas a foto aqui tem outro propósito. Eu venho pensando muito sobre a noção de identidade. E..se e q é possível..fora do contexto acadêmico. Afinal, essa q dizem ser eu, quem é? Nesses dias em que chutei o pau da barraca (Sim, Edir Macedo, seu "pare de sofrer" surtiu efeito horrores!) e resolvi pedir ajuda a todo mundo q eu conheço, o que mais ouço é: "Isso não combina com você" ou "Depressão?Logo você??". Alguns pegam pesado e dizem logo q não é coisa de Deus, me deixando ainda mais confusa (então tô pecando por sentir tanta angústia??!!), mas aí já é outro departamento. O que vem me inquietando mesmo é algo beeeeeem maniqueísta, fruto da minha formação cristã católica, com direito a colégio de freira e tudo mais! A questão é : o que me é permitido e o que me convém, estando sob o rótulo da depressão? Enfim...tudo é muito fruto da condição que o capitalismo nos impõe, né? Exemplo: posso estar afastada da sala de aula porque não tenho condições emocionais mas também posso me fantasiar de Eva no Carnaval de Olinda? Já sinto os tentáculos da "sociedade" cravados em mim: "Ah, curtir, ela pode, trabalhar não." Esse é mais um dos desafios cotidianos. Ter a coragem de dizer pras pessoas que preciso de um período sabático para redescobrir uma porção d ecoisa (inclusive e principalmente, minha sescolhas profissionais) e..não sentir culpa por isso.Naõ sentir q não estou produzindo.. Nossa..Qquer auto-ajuda perde pra isso aqui, né? Mas, relevem, é efeito do Rivotril . Ou do prozac, sei lá! Risos. O bom de tudo? Me faz MUITO bem escrever sobre essas questões. E, dentre outras coisas, tô me habituando a criar cabelo e a me reconhecer - me chamar como Larissa - de outros jeitos.

2 comentários:

  1. Ah! A culpa... já reparou que ela está presente em toda não-felicidade? pra que serve esse snetimento então, senão para gerar angustias, prisão, estagnação?

    ResponderExcluir
  2. Pra começar admiro muito esse seu jeito careca de ser, a sua aparência também fica ótima sem cabelos, mas o que importa é como vc se sente melhor, com cabelos ou sem cabelos? Não se importar com o que os outros falam ou pensam é um bom começo, vc é livre e independente por que dar satisfação a quem ñ interessa se estas com ou sem cabelos, fantasiada de Eva ou afastada? Preocupe-se em ser VOCE e encontrará o que procuras. Bjus.

    ResponderExcluir